sexta-feira, 18 de março de 2011

Boa Notícia – O “A Má Noticia” vai as Compras

  
"A Má Notícia" | Belmiro de Almeida | óleo sobre tela | 1897 - Acervo Museu Mineiro/SUM




"A Má Notícia" - em exposição no Minas Shopping


O Museu e o Shopping



    Dois pólos, dois campos aparentemente distintos em suas dinâmicas. Lugares extremos. Um guarda, fechado em vitrines, o outro, em vitrines abertas que se renovam por estarem presas a um círculo interminável, o círculo do consumo - Tudo é consumo - O mundo se consome em si e aos poucos. Desde o mais simples objeto, aparentemente preso, morto e quase fóssil do Museu até as vitrines do Shopping. Caixas vivas que, muitas vezes, sacrificam nossos olhos saturados de imagens de um mundo que se renova e se consome diariamente nas vitrines - da cultura do shopping.

   A dinamica do shopping, marcada pelo signo contemporâneo da pressa, nos obriga a escolher, muitas vezes, aquilo que no átimo do ato da compra,  teremos a confortante sensação  de realização, às vezes, até  de poder - a cultura do shopping  é o poder da compra, do potencial de consumo de cada indivíduo.

     Do outro lado, no Museu, podemos conhecer nossa história. Dentro do espaço de consumo do Museu nos aproximarmos dos objetos que são caros, importantes da formação de um povo, do nosso povo. Objetos que podem também, efetivamente, para além do consumo,  nos conduzir à escolhas importantes na nossa realização - conhecer a nossa cultura é uma maneira de nos apropriamos do poder – de ser.

   O Museu Mineiro, Instituição voltada para a formação educativa e cultural da população, funciona no antigo Prédio do Senado, localizado a Av. João Pinheiro no 342. Por confundir-se com os outros prédios públicos em seu entorno e por estar impregnado pela história administrativa destes órgãos, o Museu Mineiro é pouco reconhecido como um lugar de lazer aberto ao público, apesar de inserido na malha central da cidade,  local de grande fluxo de transeuntes.

    Com o intuito de criar uma aproximação com a população de Belo Horizonte, o Museu Mineiro criou o Projeto "Boa Noticia: o "A má notícia vai às compras". Um projeto que  irá apresentar  para a população cidade, dentro dos espaços comerciais,  mostras  compostas por peças importantes no acervo do Museu Mineiro, da Superintendencia de Museus e da Secretaria de Estado de Cultura.

     A obra que deu inicio ao conjunto de exposições que compoem o Projeto, a pintura de  título "A má notícia", óleo sobre tela de autoria de Belmiro de Almeida, uma obra ícone da coleção do Estado.

     O projeto "Boa notícia: o 'A má notícia' vai às compras", através da parceria do Museu Mineiro com o Minas Shopping faz parte de um programa que visa estreitar as relações da população de Belo Horizonte e o Museu Mineiro, apresentando-o à população e convidando-a a visita-lo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário